Em cerimônia bastante prestigiada realizada na noite desta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de Parnaíba, o Tenente Coronel Erisvaldo Viana Lima, Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí – Major Osmar, em Parnaíba, foi agraciado com dupla honraria: Título de Cidadania Parnaibana e Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira”. As proposituras que concederam as homenagens são de autoria do vereador do Cidadania, Ronaldo Prado.

Na Mesa de Honra figuraram o presidente da Casa de Leis, Carlson Pessoa (UNIÃO), o vereador e secretário da noite, Joãozinho do Trânsito (PSC), Ronaldo Prado, homenageado Erisvaldo Viana e o Suboficial Manfrini. Já o Plenário foi composto pelos vereadores Renato Bittencourt (PTB) e Daniel Jackson (Solidariedade), o Subcomandante do 2° BPM, Major Danilo Palhano, o delegado regional da Polícia Civil em Parnaíba, Williamys Pinheiro e o Comandante da 1° Companhia do 12°Batalhão de Piripiri, PI.

Sobre o agraciado
Erisvaldo Viana Lima possui Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Em 1995 formou-se na Academia de Polícia Militar do Paudalho (Pernambuco) – da qual saiu como Aspirante; além de possuir Pós-Graduado em Ciências Criminais pela Ufpi e de deter Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública.

Entre cursos congressos e seminários, o militar participou do X Ciclo de Estudos de Debates Jurídicos do Piauí, promovido pela Ordem dos Advogados do Piauí; VIII Encontro dos Advogados do Piauí-VIII Enap, promovida pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESAPI) e Ordem dos Advogados do Piauí; além de participar do Curso de Direitos Humanos ministrado pela Cruz Vermelha no QCG PMPI.

Sobre sua graduação militar, foi promovida ao posto de 2° Tenente, em 1996;  1° Tenente, em 1998, Capitão, em 2002; Major, em 2011 e ao posto de Tenente Coronel no dia 19 de novembro de 2016.

Dentre sua vasta experiência militar, destacam-se o cargo de P/1, P/2, P/3 e P/5 do 2° Batalhão de Polícia Militar – Major Osmar, em Parnaíba Piauí; Subcomandante da 1° CIA P3 e P5 do 5° Batalhão de Polícia Militar, sediado em Teresina;  Subcomandante da 3° CIA do 5° Batalhão de Polícia Militar, no Grande Dirceu, em Teresina; foi Comandante da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), em Teresina; ministro aulas em cursos do CFSD no CFAP, na disciplina de Direito Penal Comum e Direito Penal Militar; foi instrutor das disciplinas de Direito Penal Militar e Direito Constitucional na Academia de Polícia Militar do Piauí; atuou como Subcomandante da 2° CIA do 2° Batalhão de Polícia Militar, em Piripiri; Comandante da 2° CIA do 2° Batalhão de Polícia Militar, em Piripiri; foi auxiliar no processo de transformação e instalação tanto do 12° Batalhão de Piripiri, bem com da instalação e fundação da Companhia de Pedro II; foi ajudante e Subcomandante do 12° BPM;  Comandante do 12°BPM de Piripiri; Subcomandante do CPLMN e atualmente está à frente do comando do 2° BPM de Parnaíba, PI.

Apaixonado pela educação, ministrou aula na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) – Campus Piripiri, no Curso de Direito, mais precisamente nas disciplinas nas disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Foi professor na Academia de Polícia Militar do Piauí, quando lecionou nas matérias de Direitos Humanos e Direito Penal Militar, além de dirigir a Gerência Municipal de Trânsito do Município de Piripiri, entre 2009 a 2012.