Em Sessão Solene muito prestigiada realizada na noite desta quarta-feira (13), o Comandante da Capitania dos Portos do Piauí, Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigres, foi condecorado com o Título de Cidadania Parnaibana e com a Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Alcenor Candeira”, por seus relevantes serviços prestados à população. As proposituras são de autoria do vereador Edcarlos Gouveia (Progressistas).

Na composição da Mesa de Honra configuraram o homenageado, o autor dos Títulos, o presidente da Casa, Carlson Pessoa (UNIÃO), o secretário municipal de Governo, Lisandro Ayres, que se fez presente representando o prefeito Mão Santa e o presidente da OAB – Seccional Parnaíba, Rômulo Silva Santos. Já o Plenário foi composto pelos vereadores Renato Bittencourt (PTB), Batista do Catanduvas (Solidariedade), Daniel Jackson (Solidariedade), Zé Filho Caxingó (PL) e Irmão Marquinhos (UNIÃO), além do chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba, Inspetor Sobrinho, o Capitão de Corveta Deusmar Moraes, o vice-presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar – Piauí), Anísio Neves, o presidente da Associação Parnaibana de Letras (Apal) e da Associação dos Comunicadores de Parnaíba (Ascompar), José Luiz de Carvalho, o presidente da Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio – Piauí), Denis Cavalcante, o Tenente-Coronel do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, Coronel Pacífico Neto e o secretário municipal de gestão, Edrivandro Barros, que participou via home office em virtude de estar em viagem a Teresina.

Também prestigiaram o evento diversos militares da Capitania dos Portos, além da esposa do homenageado, Também prestigiaram o evento diversos militares da Capitania dos Portos, além da esposa do homenageado, Isiana Luísa de Luca Rodrigues Pereira Denigres e dos filhos do casal, Gabriel, Enzo e Graziele.

Em seu discurso, Edcarlos citou inúmeras ações, parcerias próprias e conjuntas executadas pelo homenageado à sociedade parnaibana.

“O senhor sempre buscou a união de forças para tornar nossa Parnaíba ainda melhor para todos e principalmente para os mais vulneráveis, com foco principal no bem comum. Seu espírito humano, íntegro e trabalhador tem sido reconhecido por meio da concessão de diversas honrarias que o senhor tem no seu currículo e a Câmara Municipal hoje tem o prazer de também homenageá-lo”, frisou Edcarlos.

Ao fazer uso da fala, emocionado o agraciado da noite afirmou que estava vivendo um dos grandes momentos da trajetória pessoal e profissional dele ao receber tais títulos da Câmara Municipal de Parnaíba.

“Agora sou oficialmente um cidadão parnaibano e isso muito me engrandece e me deixa feliz. Sou natural de São Paulo e adotei Parnaíba como minha cidade a partir do momento em que fui voluntário e posteriormente designado pela Marinha do Brasil para o cargo de Capitão dos Portos do Piauí. Aqui cheguei em junho de 2020, assumindo a função de julho. Rapidamente percebi a importância da cidade, e de seus habitantes. Tenho me dedicado integralmente ao serviço da Pátria em todas as suas atribuições dentro da Capitania dos Portos do Piauí e todos os dias exerço meu ofício com muito prazer. Tenho a grata satisfação ainda de servir à população em atividades alheias às obrigações profissionais, como a limpeza de nossas praias, campanhas de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, entre outras demandas de diversos órgãos, das forças de segurança e da população. É sempre um imenso prazer atender estas necessidades da população. Finalizo ratificando minha gratidão e alegria por receber tão importantes Comendas desta honrada Casa de Leis. Sinto-me adotado por esta belíssima e aconchegante cidade. Muito obrigado”, agradeceu o Capitão Maxwell Denigres.

Após os demais parlamentares presentes também se pronunciarem, o presidente Carlson Pessoa encerrou a solenidade igualmente agradecendo o empenho do Capitão dos Portos em favor de Parnaíba, ao tempo em que destacou a imensa importância das Forças Armadas para o nosso País.

“A atuação dos bravos militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos passa segurança e nos fazem sonhar com dias cada vez melhores. Feliz é a nação que tem milhares de militares a serviço da sociedade, pois são os profissionais que na sua maioria, tem dado não somente a segurança nos mares, na terra e no ar, mas tem garantido a segurança a uma nação que estava prestes a afundar. Parabéns aos militares! Parabéns Comandante!”, assegurou Carlson.

Sobre o homenageado

O Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigres nasceu em 26 de julho de 1975 na cidade de São Paulo, SP. Possui larga experiência na Marinha do Brasil, tendo atuado como Primeiro-Tenente, Segundo-Tenente , Capitão-Tenente , Capitão de Corveta, além de Capitão de Fragata, sendo atualmente Capitão de Mar e Guerra. Entre as Comissões, ele guarda no currículo o de Comando do 2º Esquadrão de Fragatas, Fragata Rademaker, Navio Varredor Araçatuba, Navio Balizador Boanerges, Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2), Navio Patrulha Guaratuba, Navio Aeródromo São Paulo, Navio Patrulha Guajará, Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro, Serviço de Sinalização Náutica do Norte (SSN-4), Grupamento de Navios Hidroceanográficos, Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, Navio Hidroceanográfico Amorim do Valle, Base de Hidrográfia da Marinha em Niterói e Capitania dos Portos do Piauí (OM atual).

Entre os cursos e especializações, destacam-se Graduação em Ciências Navais – Habilitação em Mecânica; Especialização em Máquinas Para Oficiais; Expedito de Varredura Para Oficiais; Aperfeiçoamento de Hidrografia Para Oficiais; Curso de Estado-Maior Para Oficiais Intermediários; Expedito de Capacitação de Pregoeiros; Curso de Estado-Maior Para Oficiais Superiores; Expedito de Boas Práticas em Serviço de Alimentação; Curso de Estado-Maior Conjunto; Expedito de Segurança Orgânica (C-EXP-SEG-ORG); Curso de Segurança Orgânica Para Oficiais e Estágio Preparatório para Oficiais Designados Para Capitanias, Delegacias e Agências.

Por esses e outras destaques, o Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigres já foi condecorado com a Medalha Militar e Passador de Bronze – 1º Decênio; Medalha Mérito Marinheiro – 1 Âncora; Medalha Caxias da Academia de Estudos de assuntos Históricos; Medalha Mérito Marinheiro – 2 Âncoras; Militar de Prata e Passador de Prata – 2º Decênio; Medalha Naval “CA. José Maria Garcia” Armada Bolivariana e Medalha Mérito Tamandaré.

Confira abaixo mais fotos do evento:

Ascom / CMP

Adicionar Comentário