Durante sessão plenária que aconteceu na noite desta segunda-feira (25), a vereadora Neta Castelo Branco, do Democratas, sugeriu por meio do requerimento 1.039/2021, que a Prefeitura de Parnaíba elabore um estudo para a abertura de concurso público ou teste seletivo para o cargo de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (intérprete de Libras), a serem lotados na Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em virtude da extrema necessidade dos alunos surdos ou com deficiência auditiva na cidade de Parnaíba.

Do Partido Republicanos vieram três requerimentos de autoria do parlamentar André Neves. No primeiro, de N° 1.036/2021, frisa acerca da implementação da obra de reforma da Praça Júlio Augusto, localizada no bairro Nossa Senhora Do Carmo, bem como a implantação de uma academia popular. A benfeitoria visa oferecer mais uma opção de lazer e saúde, uma vez que, conforme relatou André, trata-se de uma comunidade carente de lazer, entretenimento, infraestrutura e cultura. No documento 1.037/2021, ele pediu a restauração da pavimentação poliédrica da Rua Paulino Bastos, situada no bairro São José que se encontra bastante deteriorada, fato que ocasiona transtornos à população que faz uso da via. André sugeriu ainda a limpeza da rua. Já no documento 1.038/2021, foi solicitada a restauração do calçamento das ruas Uruguai, México e Paraguai, no Conjunto Jardim América, localizado no bairro Ceará, que se encontram bastante deterioradas.

“Tal situação traz inúmeros transtornos para a população da região que trafega pela via. Esta solicitação foi feita pelos moradores da região com o objetivo de evitar possíveis acidentes”, salientou.

Fátima Carmino (PT), requereu o uso da Tribuna Livre para a presidente de honra do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes. Inicialmente a presença da presidente do Conselho na Augusta Casa de Leis deveria ocorrer amanhã (26), porém, pelo fato de a sessão de terça ter sido prorrogada para quarta-feira (27), a oradora fará uso da Tribuna no dia 27.

Ela deverá discorrer sobre a criação do Conselho Permanente de Direitos Humanos e Cidadania de Parnaíba (CPDHC-PHB).

O parlamentar Irmão Marquinhos, também do Democrata, apresentou duas demandas. Na de N° 2.040/2021 pediu pavimentação asfáltica nas ruas do Assentamento Cajueiro, zona rural de Parnaíba, para melhor trafegabilidade dos veículos e dos moradores da localidade. E no ofício 1.041/2021, a capina e limpeza nas proximidades da escola e campo também do Assentamento Cajueiro, garantindo desta forma melhor visibilidade e para que as famílias possam contar com aquela localidade em perfeita condição de uso e com um ambiente satisfatório para se viver.

Geraldinho (PSL), apresentou a demanda 1.043/2021, para que seja construída a pavimentação poliédrica, iluminação pública e campina na Rua Doutor Gilmar Vieira, localizada no Parque José Estevão.

Requerimentos verbais
Joãozinho do Trânsito (PSC), solicitou o envio de ofício ao presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/PI) e ao governador Wellington Dias (PT), para elaboração de um estudo para a recuperação do asfalto nos trechos: Estádio Municipal Pedro Alelaf até o Comercial Sampaio, Baixa do Aração até as proximidades do Centro de Distribuição do Elizeu Martins Supermercado, em frente ao Posto de Gasolina e do Comercial Toureiro e em frente ao Instituto Federal do Piauí (Ifpi), todas na BR 402. Já em outro pedido, desta vez direcionado ao município, requereu a recuperação de crateras nas ruas e avenidas da cidade, como a extinção das imensas valas em frente a Rodoviária de Parnaíba.

A constante falta d’água nas torneiras das residências do Bairro João 23 foi reclamada por Assis Car (PROS). De acordo com ele, quase que diariamente os moradores do bairro vão até o seu gabinete suplicar para que o mesmo intervenha junto a Companhia de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), pois o bairro passa o dia sem água, sendo que o fornecimento somente é reparado às 4:00 da manhã. Para desespero da população, antes de o sol raiar a água é suspensa novamente.

“Já fiz várias vezes requerimento sobre a escassez de água no bairro João 23 e já pedi também a instalação de duas caixas d’água de 10 mil litros para amenizar o sofrimento da população, mas até o momento não obtive respostas”, expôs. Dada a gravidade do problema, Zé Filho Caxingó (PL) e Ricardo Veras (Republicanos), pediram para se associar ao pleito.

Para o km 7 Assis Car solicitou a instalação de postes de iluminação, pois a existente é feita na base da “gambiarra”. Piçarra para a via de acesso ao local também foi requerida.

A buraqueira nas BRs 343 e principalmente 402, foram levadas para debate por Ronaldo Prado. Em conversas com o senador Elmano Férrer (PP), ele informou que vem tratando do assunto com o representante do Piauí em Brasília a fim de buscar recursos para as referidas estradas.

“Elmano Férrer é um senador que representa o Piauí e eu já tinha comentado com ele sobre a situação de nossas BRs. A BR 343 até melhorou, mas a condição estrutural da estrada 402 é horrível, expondo os condutores a riscos de vida. Então queria que a Câmara enviasse correspondência ao senador para que o gestor solicite junto a direção do Dnit a limpeza das margens da BR 402, bem como da recuperação do asfalto, pois os riscos de acidentes são enormes”, disse.

Zé Filho demandou a recuperação do calçadão da Avenida São Sebastião, no trecho que as pessoas usam para fazer caminhada, entre o Mirante e o Balão do M. Shows. Ronaldo Prado emendou o discurso e aproveitou também para reforçar o pedido de repintura da ciclofaixa.

Ainda pensando na segurança no trânsito, Ricardo Veras pediu a revitalização das faixas de pedestre, sinalização horizontal e vertical na Rua Franklin Veras, na região do Estádio Verdinho, dos apartamentos residenciais e de uma academia.