Na sessão ordinária desta terça-feira (16), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), apresentou o Indicativo de Projeto de Lei 004/2021, sugerindo ao prefeito Mão Santa (DEM), o encaminhamento à Câmara de uma propositura legislativa a fim de que os profissionais do sistema funerário sejam incluídos na lista de profissionais prioritários para receber a vacina contra a Covid-19.

O presidente teve também aprovado o requerimento de N° e N° 225/2021, propondo a realização de audiência pública para o dia 06 de abril em formato Home Office para apresentação de proposta que vem sendo realizada desde 2015 pela Comunidade Terapêutica Monte Moriá, bem como demais assuntos pertinentes a instituição.

O vereador Zé Filho Caxingó (PL), teve aprovada a propositura de N° 220/2021 a ser encaminhado ao prefeito Mão Santa (DEM) e a secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros, para que seja feita a readequação salarial dos médicos-veterinários do município de Parnaíba. Os salários dos profissionais encontram-se congelados desde 2009.

André Neves (Republicanos), teve aprovadas as matérias 221/2021 e 222/2021. Na primeira ele pede a reforma da Praça Mariano Sousa, situada no Bairro Nossa Senhora do Carmo. Para o logradouro ele pede ainda academia popular, buscando assim oferecer mais uma opção de lazer e saúde aos residentes locais. No segundo, André requisitou a limpeza e restauração do calçamento da Travessa Leonardo Carvalho Castelo Branco, localizado no Bairro Reis Veloso. A via está bastante deteriorada, ocasionando transtornos para a população.

Geraldinho (PSL), pediu no requerimento de N° 228/2021 inversão do retorno localizado próximo ao Bradesco da Avenida Pinheiro Machado. De acordo com o parlamentar, os moradores do Bairro Reis Veloso que necessitam se dirigir ao trabalho por meio da Avenida São Sebastião, somente podem fazer o retorno próximo ao Restaurante Sabor de Frutas. “O retorno próximo ao Bradesco é pouco utilizado, pois o mesmo só serve para fazer a conversão em direção a Luís Correia”, ponderou Geraldinho.

O vereador do Democratas, Irmão Marquinhos, pediu na propositura de N° 223/2021, recuperação da iluminação pública da Quadra Praça do Trator de Esteira, situada no Bairro de Fátima. A falta de refletores impede a prática de esporte e outras atividades sociais realizadas no período noturno pela comunidade. Irmão Marquinhos solicitou outro requerimento, o de N° 224/2021, solicitando em nome dos moradores do Conjunto Reis Veloso a execução das seguintes demandas na Unidade Básica de Saúde Elias Baluz: envio de atendente de regulação; técnico de enfermagem; estruturação das salas de esterilização, técnico de saúde bucal, aquisição de uma geladeira para a sala de vacinação; recuperação do aparelho sonar para gestantes; cadeiras para os auditórios; capina; vigia e mais agentes comunitários de saúde. Atualmente a UBS conta com apenas dois agentes..

No requerimento de N° 219/2021, a vereadora Fátima Carmino (PT), solicitou à Mesa Diretora da Casa a garantia para que os parlamentares tenham o direito de fala na Tribuna Livre, após a apresentação de qualquer iniciativa proposta na Câmara Municipal. Fátima requer também que o vereador proponente da iniciativa tenha prioridade de fala quando o espaço for requerido simultaneamente por mais de um parlamentar.

Assis Car (PROS), solicitou no requerimento de N° 2018/2021, a pavimentação poliédrica da Avenida Rio Parnaíba, situada no Conjunto Cândido Athayde, no Bairro Igaraçu, uma vez que a via encontra-se bastante deteriorada, dificultando a vida de quem por lá trafega.

O vereador Ronaldo Prado (Cidadania), pediu no requerimento de N° 227/2021, a complementação do nome do Cemitério da Igualdade, no Centro de Parnaíba. Ele requer ainda a limpeza geral do campo-santo, tendo em vista a aproximação da Semana Santa, momento que as pessoas costumam visitar os seus entes-queridos. Ele solicitou também por meio da propositura de N° 226/2021, calçamento para a Rua Comendador Pedro Alefaf, situada no Bairro Dirceu Arcoverde.

Por fim, o parlamentar David Soares (PP), apresentou e teve aprovada a Indicação de N° 03/2021, a ser encaminhada ao prefeito Mão Santa, sugerindo por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação em Parnaíba do Programa “Melhor em Casa”. A iniciativa surgiu por meio do governo federal com a finalidade de ampliar a cobertura da atenção familiar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação e paliação, dentre outras ações.