Em homenagem ao Dia do Advogado, ocorrido nesta quarta-feira (11), o Poder Legislativo Municipal, por meio de seu presidente, Carlson Pessoa (DEM), homenageou os profissionais advogados que atuam em Parnaíba. A propositura é de autoria do presidente Carlson, por meio do requerimento de N° 626/2021, em atendimento a solicitação do conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Parnaíba, Rômulo Silva Santos. A data é comemorada oficialmente no dia 11 de agosto, em que no ano de 1827 foram criados os primeiros cursos de direito no Brasil.

Além do presidente do parlamento, também se fizeram presentes na homenagem representantes da OAB de Parnaíba, a vereadora e secretária da Casa, Neta Castelo Branco (DEM) e os demais parlamentares: Assis Car (PROS), Renato Bittencourt (PTB), Batista Filho (Solidariedade), Irmão Marquinhos (DEM), Joãozinho do Trânsito (PSC), André neves (Republicanos), Taylon Andrades (PROS), Edcarlos Gouveia () e de forma híbrida, participaram Fátima Carmino (PT) e David Soares (PP)

O presidente  da OAB de Parnaíba, Laércio Nascimento, discursou em meio a muita emoção e disse que se sentia muito honrado com o evento, pois “esta é a primeira vez que a OAB está sendo homenageada na Câmara”, frisou.

“Temos procurado fazer um trabalho de muito respeito as instituições, respeito com esta Casa, respeito com o município de Parnaíba, firmando parcerias com a polícia militar, com associações de bairro e lutando sempre para que o povo paraibano também seja representado pela Ordem. Ser advogado é uma dádiva, é um bônus, mas todos que ingressam na OAB também carregam uma grande responsabilidade porque o advogado recebe da Constituição a obrigação de defender o estado democrático de direito. os direitos humanos e defender a justiça social. Dessa forma, somos constituídos não somente para defender a nossa classe, mas principalmente toda a  sociedade paraibana”, garantiu Laércio.

Também muito emocionado, Rômulo Santos disse que o bem mais valoroso que a OAB possui são os advogados.

“Esta é uma profissão muito digna! Contribuímos muito para a vida da cidade. Como neto de vereador, muito me honra adentrar nesta Augusta Casa de Leis. Meu muito obrigado por esta linda homenagem”, externou.

Rômulo Santos ainda sugeriu por parte do Poder Legislativo meios para que o município faça um memorial representando a figura de Evandro Lins e Silva, um dos maiores advogados que Parnaíba já teve.

Prontamente o presidente Carlson informou que a Casa criará uma comissão mista com representantes da Câmara e da Seccional OAB local para tratar da homenagem a Evandro Lins e Silva.

“Este memorial será um marco para o mundo! Também buscaremos uma alternativa de comum acordo para que a comissão a ser formada seja permanente para que possamos fazer uma sessão anual em homenagem a classe”, adiantou o presidente.

Em sua fala, o conselheiro seccional da OAB, João Medeiros da Rocha Júnior, pontuou que a advocacia é a única profissão privada tratada pela Constituição Federal Brasileira e que o advogado presta um serviço público e exerce uma função social indispensável na garantia dos direitos e da cidadania, pois sem advogado não se faz justiça. “Quando o cliente busca um direito, o primeiro profissional que ele procura é um advogado. Da mesma forma, quando ele vai buscar saúde, também bate à porta de um advogado e quando ele vai buscar um direito imobiliário, ele igualmente bate à porta de um advogado. Então, o advogado, assim como os senhores vereadores, passam a ser um representante da sociedade. Advogados e parlamentares defendem os interesses da população, de um povo, seja o interesse individual ou seja o interesse coletivo nas ações de massa ou nas ações coletivas”, comparou.

O também conselheiro seccional da OAB, Luciano Ayres, igualmente externou sua emoção e gratidão pela honraria.

“Quero externar minha gratidão ao presidente Carlson Pessoa e a todos os nobres membros deste Poder, pela homenagem aos advogados de Parnaíba. Endosso a fala dos colegas na afirmativa de que somos representantes da sociedade em defesa da democracia, pois os advogados são indispensáveis à administração da justiça”, frisou.

Finalizando, Carlson Pessoa parabenizou os homenageados pelo serviço prestado à sociedade parnaibana, ao passo que fez referência aos juristas Daniel Nogueira, George Pessoa, Márcio Mourão e os profissionais da velha guarda, Darci Cajubá e Dr. Cardoso.