Por meio do requerimento de N° 224/2022, do vereador Joãozinho do Trânsito (PSC), o superintendente municipal de Cultura, Arlindo Leão e o presidente da Sociedade de Bois e Quadrilhas de Parnaíba, Roberto William, fizeram uso da Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (26), quando explanaram sobre os projetos executados e as futuras ações que ainda serão feitas para a realização do Festival São João da Parnaíba 2022, além das dificuldades encontradas pelos grupos culturais.

Superintendente municipal de Cultura, Arlindo Leão

As festividades ocorrerão de 27 e 30 de junho na Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo). As inscrições serão feitas do dia 16/05 a 27/05/2022, das 08h às 13h, na sede da Superintendência Municipal de Cultura situada na Casa Grande de Simplício Dias da Silva, no Centro. Esta será a 20ª edição do São João da Parnaíba que, em virtude da pandemia, ficou suspenso por dois anos.

Conforme explicou Arlindo, o primeiro passo foi a publicação do Edital no Diário Oficial do Município, sendo que a próxima etapa será a apresentação dos regulamentos do concurso. De acordo com ele, além de manter viva na cidade a tradição dos festejos juninos, o evento ainda fomenta o comércio da região, gerando emprego e renda.

“O comércio informal como os vendedores ambulantes são beneficiados grandemente, além do comércio geral com a compra dos itens necessários para a festividade”, salientou.

A 20ª edição do São João da Parnaíba contará com a apresentação de 18 grupos culturais e folclóricos, sendo cinco bois adultos, cinco bois infantis, quatro quadrilhas adultas e quatro infantis. Os bois que se apresentarão na categoria adulta serão os seguintes: Lírio do Campo, Brilho da Ilha, Novo Prateado, Estrela Cadente e Rei da Boiada. Já a categoria infantil será composta pelos bois Estrela Cadente, Estrela Mandacaru, Rei do Gado, Brilho da Noite e Lírio Guerreiro. Em relação às quadrilhas, participarão do certame na categoria adulta: Lumiar, Rei do Cangaço, Igaraçu, Fogo de Palha e Princesa do Delta. Na categoria mirim o público prestigiará a performance da Balancinha, Criança no Arraial, Fogo de Palha e Anarriê.

Roberto William, por sua vez, iniciou a fala agradecendo ao apoio por meio de emendas impositivas destinadas aos grupos culturais feitos pelos vereadores Carlson Pessoa (União) – que designou 20 mil; André Neves (Republicanos) – 20 mil reais; Daniel Jackson (Solidariedade) – 20 mil reais; Batista do Catanduvas (Solidariedade) – 20 mil reais; Neta Castelo Branco (Progressistas) -20 mil reais; Joãozinho do Trânsito (PSC) – 29.382,46 e Renato Bittencourt (PTB) – 22 mil reais.

“Vale destacar que a distribuição das emendas será feita conforme informações já repassadas aos grupos em reuniões. As ações das entidades serão divulgadas por meio das redes sociais, pois quando um parlamentar se coloca à disposição da cultura, ele também está ajudando no desenvolvimento da cidade”, disse.

Presidente da Sociedade de Bois e Quadrilhas de Parnaíba, Roberto William

Roberto reforçou ainda o lado social trabalhado pelos grupos culturais a fim de manter a juventude longe dos vícios e da criminalidade.

“O trabalho desenvolvido pelas quadrilhas e bois contribui diretamente para manter nossas crianças e jovens longe da criminalidade, contribuindo dessa forma com os órgãos de segurança do município”, frisou ao levar ainda os parlamentares a fazerem uma reflexão sobre os problemas enfrentados pelas equipes na pós-pandemia, quando muitas quadrilhas e bois acabaram sendo desativados por falta de incentivo.

“Até 2019 tínhamos em cada categoria cerca de 15 grupos ativos. No entanto, desde outubro do ano passado temos encontrado muitas dificuldades para levantar os grupos folclóricos. Lamentamos também o fato de os valores das premiações permanecerem os mesmos do último São João da Parnaíba, sendo que os preços de todos os produtos aumentaram”, argumentou.

Ainda de acordo com o orador, todos os profissionais envolvidos no festival como os brincantes, costureiras, maquiadores, coreógrafos, músicos, artesãos e etc dependem de uma premiação que há muito tempo encontra-se congelada, além do incentivo por parte da iniciativa privada e pública nas esferas municipal, estadual e federal. Além de buscar as emendas municipais, a Sociedade de Bois de Parnaíba chegou a se inscrever no Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), sem, contudo ser contemplada, a exemplo do que ocorreu ao pleitear espaço na Lei Aldir Blanc.

“Temos vereadores que são padrinhos de alguns bois e quadrilhas, no entanto, nossa demanda atual na Casa de Leis é para que o apoio seja igualitário, de todos os vereadores para que possamos dar o primeiro passo pós-pandemia, pois todos os grupos estão zerados e precisam de apoio para manter viva a cultura junina em Parnaíba”, conclamou Roberto.