A Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamenta profundamente o falecimento do industrial Marc Theophile Jacob, que veio a óbito aos 91 anos de idade, na cidade de São Paulo, SP.

Filho do francês Roland Gabriel Jacob e da suíça, Suzanne Geissmann, ao lado do pai, Marc Jacob foi um dos pioneiros do comércio e da indústria parnaibana, ajudando a alavancar a economia da região. Nesta época Parnaíba vivenciou um “boom” na geração de emprego e renda. Os empresários trouxeram então para Parnaíba a primeira revenda de veículos da marca Mercedes-Benz, abrindo espaço para outras duas empresas: a Jacob Veículos e a Motores LTDA, implantadas em Teresina e Floriano.

Em 1887, juntamente com o irmão Lazare Jacob, fundou a Casa Marc Jacob, S.A., a empresa controladora de PVP e que se mantém até hoje, no bairro Nossa Senhora do Carmo, sendo gerenciada pelos filhos dele. A Casa Marc Jacob, comprava tudo que na região se produzia e também importava artigos de consumo local, tanto no País como do exterior. A Casa Marc Jacob foi a pioneira nas exportações de muitos dos produtos regionais, entre eles, o mais importante, a cera de carnaúba; mas também era grande exportadora de couros secos de boi produzidos nas charqueadas que foram a grande atividade da cidade de Parnaíba em seus primórdios. Os couros de boi eram exportados para Portugal, Holanda e muitos outros destinos. Além da cera de carnaúba e dos couros secos de boi, foram também comercializados para o exterior, amêndoas de babaçu, nozes de tucum (duas oleaginosas), borrachas de maniçoba e mangabeira, vísceras de peixe, barbatanas de tubarão, batatas de purga, amido de mandioca e muitos outros produtos.

Visionário e apaixonado pela educação, fundou a Escola Roland Jacob, a qual pretendia transformar em um modelo educacional para o Piauí. Comprometido com as causas sociais, envolvia-se ativamente nas atividades do então Lactário, criado pela família Jacob, que depois transformou-se no Posto de Puericultura Suzanne Jacob (PPSJ). A instituição beneficente distribuía leite de vaca para crianças carentes de Parnaíba, especificamente dos bairros Nossa Senhora do Carmo, São José e Ilha Grande de Santa Isabel.

Marc Jacob é pai do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Piauí (Senai – PI), Roger Jacob, além de Roberto, Constance, David e Gustavo. Ele deixa os filhos, a esposa Ileni de Carvalho Correia, noras, genro e netos.

Nota de Pesar
A Câmara Municipal de Parnaíba, por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamenta profundamente o falecimento do industrial Marc Theophile Jacob.

Neste momento de profunda dor, externamos as mais sinceras condolências à esposa Ilenir, aos filhos Roberto, Constance, David, Gustavo e Roger Jacob e aos demais familiares e amigos por esta inestimável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los neste momento de dor em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.

Ascom/CMP