Hoje, comemora-se oficialmente o Dia do Jornalista. A Câmara de Vereadores de  parabeniza todos os profissionais da cidade e em especial os que atuam na Assessoria de Imprensa da Casa e na TV Legislativa.

Histórico da data

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo. O assassinato foi em 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa. Badaró era italiano e veio trabalhar no Brasil como médico. Defendia o fim da monarquia e independência do Brasil. Fundou o jornal “O Observador Constitucional” para defender o movimento anti-monarquista.

Segundo historiadores, a ordem para matar Badaró pode ter partido de Dom Pedro I. O fato complicou ainda mais a situação política do imperador, criticado por sua postura autoritária. No ano seguinte, no dia 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou do trono e cem anos depois, a data passou a ser oficialmente no Brasil o “Dia do Jornalista”, instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).