Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnaíba realizada na noite desta terça-feira (20), por meio do requerimento de N° 321/2021, os vereadores signatários Carlson Pessoa (DEM) e Ronaldo Prado (Cidadania), solicitaram que seja encaminhado ofício ao governador Wellington Dias (PT), para que o mesmo decrete a suspensão do pagamento dos talões de água e energia no período de 120 dias na cidade de Parnaíba, considerando o momento de crise financeira que a sociedade enfrenta.

Igualmente ambos os parlamentares pediram no requerimento 322/2021, o envio de ofício ao comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar “Major Osmar”, Tenente Coronel Pacífico Neto e ao secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Gerivaldo Carneiro Benício, para que sejam tomadas providências a fim de coibir os abusos cometidos por meio de carros de som na Praça Mandu Ladino e demais logradouros da cidade de Parnaíba.

Na matéria 325/2021, Carlson Pessoa pediu para que seja encaminhado ofício ao presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), solicitando a relação das cidades do Estado que aderiram ao Consórcio Nacional de compra de doses da vacina contra a Covid-19. O documento solicita ainda a relação das cidades que já receberam o antídoto para aplicarem em seus municípios ou a previsão para o recebimento.

Fátima Carmino (PT), requereu na matéria 326/2021 o envio de ofício à Prefeitura de Parnaíba para que o poder executivo municipal efetive a equiparação salarial dos médicos veterinários em conformidade com o piso da categoria estipulado por lei.

O vereador do PROS, Assis Car, pediu no documento 327/2021 e 332/2021, respectivamente, a priorização para os estivadores (profissionais que trabalham carregando e descarregando caminhões). O grupo é formado por mais ou menos 50 trabalhadores em Parnaíba, além de solicitar  a manutenção do Mercado da Quarenta, dando prioridade para a cobertura metálica do teto que se encontra em péssimo estado de conservação .

Irmão Marquinhos (DEM), pediu por meio da matéria 328/2021, a iluminação da Rua Projetada 6, na Baixa da Carnaúba, zona rural de Parnaíba. Dele também é o requerimento 329/2021, pedindo a pavimentação poliédrica da Rua da Estação, na localidade KM 16, no perímetro rural. O vereador requereu no 330/2021, espaço na Tribuna Livre da Câmara para Cláudia Vitória de Sousa Silva, diretora do Ciretran de Parnaíba, para o dia 11 de maio. Ela deverá prestar esclarecimentos sobre as funcionalidades do Detran local. Por fim, Irmão Marquinhos solicitou no requerimento 331/2021, a recuperação da pavimentação poliédrica da Rua Delta, localizada no Residencial Cerâmica Costa Norte, no Conjunto Broder Viller, a fim que melhore a trafegabilidade dos veículos e moradores daquela localidade.

André Neves (Republicanos), solicitou no requerimento 333/2021, a instalação ou construção de uma Usina de Oxigênio Medicinal com capacidade para abastecer as unidades públicas de saúde de média e alta complexidade de Parnaíba. André também teve aprovado o documento  de N 334/2021, sugerindo a construção de uma praça no Residencial Portal dos Ventos, no Bairro Dirceu Arcoverde, pois no local não tem nenhum espaço de lazer.

Daniel Jackson (Solidariedade), pediu no requerimento 335/2021 implantação de sinalização horizontal , vertical e semafórica nas proximidades da Indústria de Laticínios Longá, no entroncamento da Avenida José de Moraes Correia com a Avenida Batista Silva, no Bairro Bebedouro.

Zé Filho Caxingó (PL), apresentou o requerimento 336/2021, solicitando a revitalização da faixa de pedestre em frente a Igreja Santa Ana, na Rua Santana, no Bairro Piauí. O parlamentar completou o documento requerendo a instalação de tartarugas para sinalização.

Ricardo Veras (Republicanos), finalizou as solicitações escritas apresentando a matéria 337/2021, pedindo a implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em Parnaíba.

Entre os requerimentos verbais, Joãozinho do Trânsito solicitou a construção de pavimentação vicinal, poliédrica ou asfáltica no final da Rua Dom Pedro, ligando o Conjunto Broder Ville a Zona de Processamento e Exportação (ZPE). Renato Bittencourt (PTB), solicitou a ampliação do Cemitério da Praia da Pedra do Sal, que já está com 90% de ocupação. Renatinho pediu ainda a implantação de iluminação pública no logradouro. Ricardo Veras cobrou informações sobre a marcação de consultas nas Unidades Básicas de Saúde, pois de acordo com o parlamentar, ele tem sido cobrado pela população que tem reclamado da dificuldade para conseguir marcar uma consulta médica.

Zé Filho pediu prioridade na fila de vacinação para as pessoas que sofrem com comorbidades, condição que as tornam mais suscetíveis à infecção pela Covid-19.