Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), realizada na noite desta terça-feira (18), foram aprovados inúmeros requerimentos dos vereadores em benefício dos munícipes. O vereador e presidente da Casa de Leis, Carlson Pessoa (DEM), teve aprovado o Requerimento de Nº 424/2021, para que a Prefeitura determine ao setor competente a limpeza, capina e a recuperação de iluminação pública no campo de futebol localizado na Avenida das Nações Unidas, na Beira Rio, em frente ao Bar e Restaurante Navegante. Este é um pedido latente dos moradores do Bairro Nossa Senhora do Carmo, que anseiam por melhorias no esporte e na qualidade de vida.

Assis Car (PROS), teve dois pedidos aprovados e que serão encaminhados ao Poder Executivo. O de N° 431/2021, para seja executada obra de urbanização da Avenida Arquiteto Assis Reis, principal via dos Conjuntos Residenciais Colina do Alvorada 1 e 2, no Bairro João 23. Requereu ainda a urbanização do calçadão para prática de exercícios, academia popular, parque infantil e iluminação de LED. Já na demanda 432/2021, pediu a construção de um posto de saúde no Conjunto Residencial Dunas, no Bairro Dirceu Arcoverde. Conforme Assis Car ressaltou, o pedido faz-se necessário para atender os moradores do conjunto.

O parlamentar do Democratas, Irmão Marquinhos, apresentou a demanda de N° 429/2021, solicitando da Prefeitura melhorias no serviço de acesso à internet em todas as escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Parnaíba. Conforme explanou o parlamentar, em virtude da pandemia a internet tornou-se essencial nas escolas, principalmente devido as aulas remotas e também nas UBSs, por conta das marcações de exames e também pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). No 430/2021, a solicitação é para que seja disponibilizado aos coveiros dos cemitérios municipais uniformes novos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, botas, máscaras, capacetes e óculos de segurança.

Renato Bittencourt (PTB), colocou para votação o ofício de N° 434/2021, pedindo a tomada de providências por parte da Prefeitura no sentido de que seja executado o recapeamento asfáltico na Avenida Princesa Isabel, considerando que a referida Avenida é uma das principais vias de acesso da região, com o intenso fluxo de caminhões, carros, ônibus e motocicletas. No Requerimento de N° 433/2021, o parlamentar pediu o envio de correspondência para a secretária municipal de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes e ao presidente da Aserpa, Lisandro Ayres Furtado, para que sejam adotadas as devidas providências para a abertura do posto de saúde da comunidade Rancharia. O local encontra-se cercado por terceiros, impedindo o acesso dos moradores de fazerem uso da unidade de saúde.

O vereador do Republicanos, André Neves, teve aprovada a matéria 435/2021 para que seja feita a restauração de toda a extensão da ciclofaixa de Parnaíba, no trecho que vai do Balão do Mirante até o Balão do MShows, bem como a implantação de lombadas ou outro mecanismo de redução de velocidade. Outro requerimento aprovado dele foi o de N° 436/2021, pedindo a implantação de pavimentação poliédrica nas seguintes ruas: Atleta Pepe (antiga Rua Projetada 53 e Valdemar Miranda Escócia (antiga Rua Projetada 55), ambas localizadas no Bairro Dirceu Arcoverde. As vias encontram-se totalmente na areia, o que vem causando inúmeros transtornos à população que trafega e reside no local.

Edcarlos Gouveia, do PP, solicitou através do Requerimento de N° 428/2021, a implantação de calçamento na Rua Santa Marta, próximo ao cemitério Santana, no Bairro Piauí.

Geraldinho (PSL), apresentou e teve aprovada a matéria 426/2021, solicitando que sejam tomadas as devidas providências para a conclusão da pavimentação poliédrica ou asfáltica na rua da Creche João Severo, na Pedra do Sal. E, no 427/2021, solicitou da secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros, a viabilidade de contratação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS), para atender aos moradores do bairro Cantagalo, tendo em vista que no referido bairro não existe nenhum ACS. Tais profissionais atuam como membros da equipe da Saúde da Família, sendo responsáveis pelo cadastramento de todas as pessoas da área e também ficam a cargo de manterem os dados atualizados, desenvolvendo atividades de promoção à saúde por meio de visitas domiciliares e ações educativas individuais e coletivas nas comunidades.