Na sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (01), o vereador do PROS, Assis Car, teve dois requerimentos aprovados. No primeiro de N° 500/2021, ele pediu que a Prefeitura disponibilize novos fardamentos para os profissionais da Guarda Patrimonial, pois os atuais estão bem desgastados. Na segunda matéria, de N° 501/2021, o edil sugeriu ao Poder Executivo que se execute em caráter de urgência a capina e limpeza do calçadão da Avenida Gerardo Pontes Cavalcante, em toda sua extensão, no bairro São Vicente de Paula. O pedido se faz necessário devido ao mato que já está impedindo a caminhada das pessoas que por lá residem.

Do vereador Geraldinho (PSL), foi aprovado o Requerimento de N° 482/2012 solicitando que sejam tomadas as devidas providências junto ao setor competente da prefeitura para fazer um estudo de nivelamento do calçamento da rua Carlos Carvalho, por trás do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), pois o calçamento foi construído mais alto do que a calçada das casas e quando chove a água entra dentro das residências, causando vários prejuízos e desconfortos à população.

A pedido da população, o presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), apresentou o requerimento N° 486/2021 solicitando a construção de uma caixa de areia com medidas 30 x 15 ao lado do campo de futebol de areia da Beira Rio, localizado na Avenida das Nações Unidas. O pedido visa atender as reivindicações dos praticantes de esportes que usufruem do espaço público. Na matéria de N° 487/2021, ele pediu o envio de correspondência ao prefeito Mão Santa (DEM) e a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes (Gracinha), para que o setor competente determine em caráter de urgência a construção de praças e quadras poliesportivas nas áreas verdes dos Conjuntos Residenciais Casa Nova e Jardim de Alá, ambos situados no Bairro Frei Higino. Os moradores anseiam há muito tempo pela benfeitoria e entregaram na sala da Presidência um abaixo-assinado com as assinaturas de todos os moradores.

Ainda para o Bairro Frei Higino, Carlson apresentou a demanda de N° 488/2021, por meio da qual pediu que a Prefeitura informe a título de esclarecimento, detalhes de uma obra de escoamento das águas pluviais na Rua Coronel Manoel Antônio da Silva para o Conjunto Residencial Casa Nova. De acordo com os moradores do residencial, a situação pluviométrica do conjunto não suporta tal volume das águas, pois existem trechos com represamento/alagamento. Diante do problema e através de abaixo assinado enviado pelos moradores, o parlamentar solicita ao prefeito Mão Santa e a secretária Gracinha, que seja apresentado o estudo do impacto causado por esta obra e sua adequação às normas sanitárias para a referida comunidade.

Carlson teve ainda aprovada Moção de Profundo Pesar, através do Requerimento de N° 484/2021, solicitando que a Moção seja enviada à senhora Eneida Maria Brito Rocha, extensiva aos demais membros de sua família pelo falecimento de seu esposo, o senhor José Joaquim da Rocha. O senhor Joaquim é pai do articulador político “Dedé”, muito conhecido e querido na cidade. O último requerimento da noite aprovado de autoria do presidente foi o de N° 485/2021, requerendo o uso da Tribuna Livre da Casa às professoras e servidoras públicas do município, Priscila de Oliveira Lopes e Francileuda Lopes da Costa, na sessão ordinária em formato home Office a ser realizada no próximo dia 16.

A vereadora Neta Castelo Branco (DEM), pediu no Requerimento Nº 489/2021, para que seja enviado ofício ao prefeito Mão Santa (DEM) e ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto e a secretaria municipal de Saúde Leidiane Pio Barro, para que as autoridades assegurem o direito de preferência da vacinação contra Covid-19 para a categoria dos profissionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, aos agentes de segurança de trânsito, aos guardas municipais e demais agentes das forças de segurança e fiscalização do município de Parnaíba, incluindo também os trabalhadores da defesa civil.

No Requerimento Nº 494/2011, o vereador Renato Bittencourt (PTB), pediu providências para construção de asfalto na rua Francisco Ayres, no bairro Nossa Senhora de Fátima, para melhor trafegabilidade de veículos que transitam por pela via.

Irmão Marquinhos, do Democratas, apresentou o requerimento de número 497/2021, por meio do qual ele requereu que seja realizada a notificação ao proprietário do antigo casarão situado na rua Luís Correia, no bairro Mendonça Clark, ao lado da Sorveteria O Pirata. O local está abandonado, sem limpeza e alguns ambulantes estabeleceram seus pontos de vendas em frente ao local e convivem com mau cheiro e com risco de contrair alguma doença.

“Os vendedores ficam ao lado da estrutura antiga e o prédio pode até desabar”, alertou.

No documento de N° 498/2021, ele pediu que seja enviada correspondência ao prefeito Mão Santa e à secretária de Infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, solicitando a realização da pavimentação asfáltica da rua Luís Correia para melhor trafegabilidade dos veículos e moradores da localidade.

Do vereador Ricardo Veras (Republicanos), foi aprovada a demanda de N° 499/2021, requerendo da Secretaria Municipal de Saúde a resolução do problema da falta de insumos e medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde do município. De acordo com o parlamentar, há uma grande quantidade de reclamações de pessoas que se deslocam para os postos de saúde e se deparam com a falta de vacinas e agulhas, bem como o fato de medicações simples para hipertensão e diabetes estarem em falta.

Ronaldo Prado (Cidadania), pediu por meio da demanda 470/2021, a tomada de medidas cabíveis para que seja colocado coletora de lixo para atender os moradores da Vila dos Pescadores, no povoado Pedra do Sal.

Joãozinho do trânsito (PSC), apresentou ofício pedindo realização de estudo a fim de ver a viabilidade do estabelecimento de parcerias para fazer a restauração dos patrimônios históricos da cidade, assim como os casarões do Porto das Barcas e os prédios antigos de Parnaíba tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No pleito 502/2021, ele requereu o envio de correspondência ao diretor-geral do Detran do Estado do Piauí, Garcias Guedes Rodrigues Júnior, solicitando do mesmo providências através da Escola Piauiense de Trânsito, no sentido de elaborar um trabalho de educação no trânsito na cidade de Parnaíba.

“Deve-se buscar também o apoio da Prefeitura, Polícia Militar e PRF, todos trabalhando juntos no intuito de fazer uma educação presente de trânsito na cidade de Parnaíba”, sugeriu.

No ofício N° 504/2012, Joãozinho pediu o envio de correspondência ao governador do Piauí José Wellington Barroso de Araújo Dias (PT) e ao secretário estadual de Fazenda do Piauí, Rafael Tajra Fonteles, cobrando uma  solução concreta para os problemas da Vila Olímpica de Parnaíba.

“A mesma precisa ser colocada como prioridade do projeto Pró-Piauí uma vez que a mesma está com as obras paralisadas desde 2008, ou seja, 13 anos já se passaram sem que nenhuma providência seja tomada para Vila Olímpica de Parnaíba”, concluiu o parlamentar.

Ascom / CMP

Adicionar Comentário