A Câmara Municipal de Parnaíba realizou nesta quarta-feira (07), Audiência Pública para debater apoio à Comunidade Terapêutica Monte Moriá que oferece tratamento na recuperação de dependentes químicos.

A pauta foi solicita pelo presidente do Poder do Legislativo, o vereador Carlson Pessoa (DEM), por meio de requerimento aprovado de Nº 225/2021 no dia 16 de março.

A presidente da instituição social, pastora Simone Carvalho, ressaltou que a Comunidade Terapêutica tem o objetivo de promover tratamento de homens em situação de vulnerabilidade psicossocial e objetivando a recuperação e a ressocialização e reinserção social. O trabalho com os dependentes químicos dentro do Projeto Monte Moriá acontece desde 2015.

“Atualmente a Comunidade atende 80 homens de forma voluntária, sem nenhum apoio do governo. Nós mantemos o projeto por meio de doações esporádicas que são insuficientes para manutenção da demanda que chega a comunidade mensalmente. Hoje nossa despesa é estimada no valor de R$13 mil reais que gastamos com alimentos, roupas, materiais de limpeza pessoal e de limpeza, combustível para deslocamento da equipe e etc”, informou Simone Carvalho.

A presidente frisou que a comunidade teve aumento nas demandas por conta da pandemia de coronavírus e se tristesse por não conseguir acolher mais homens. “Está sendo muito difícil para a comunidade neste momento porque não podemos acolher mais pessoas, pois estamos com a sobrecarga de acolhidos já dentro da comunidade de uma forma que estamos tentando buscar ajuda e parceria para que a gente possa continuar com nosso trabalho. O tratamento tem duração de nove meses, mas temos que oferecer suporte posterior com moradia, alimentação, além de inserir eles novamente no convívio social e no mercado de trabalho”, comentou.

A base do tratamento oferecido é feito em conjunto com atividades diárias que visam o autoconhecimento, convívio comunitário com outros acolhidos, fortalecimento dos laços familiares, experiência vocacional por meio da fabricação de artesanato, disciplina, trabalho em equipe, tomada de decisão e mudança de padrões comportamentais. Assim eles são capacitados para colher, ouvir, cooperar, desafiar, confrontar, entre outros.

Os vereadores presentes: Neta Castelo Branco, Ronaldo Prado, Edcarlos Gouveia, Joãozinho do Trânsito, Assis Car, Zé Filho do Caxingós, Irmão Marquinho e Renato Bittencourt parabenizaram pelo trabalho excepcional que a Comunidade Terapêutica Monte Moriá vem desenvolvendo ao longo de quase seis anos. Todos concordam que o trabalho é árduo e muito difícil com os dependentes. Os parlamentares destacaram ainda que a disciplina dentro da Comunidade tem sido incrível e enfatizaram que irão tentar influenciar mais o Poder Público Municipal para ajudar esse trabalho que é um muito pesado para ser gerido somente pelos administradores voluntários.

A vereadora Neta Castelo Branco sugeriu durante a audiência pública que os 10 vereadores reeleitos possam fazer um remanejamento das suas emendas impositivas para a Comunidade Monte Moriá.

“Vereadores, eu sei que cada um já tem compromisso com suas emendas, mas se cada um puder tirar 5 mil ou 10 mi reais para ajudando a Comunidade nesse momento será uma grande ajuda e não esperar para destinar as emendas somente no final do ano”, sugeriu.

O presidente da Câmara parabenizou a vereadora e pediu que a parlamentar articulesse essa possibilidade e já informou que vai realizar o remanejamento das suas emendas no valor de 10 mil reais para ajudar a suprir as demandas urgentes que a Comunidade está passando no momento.

“Quero parabenizar a todos os vereadores que foram eleitos e reeleitos pelo povo, que Deus possa abençoar e dar sabedoria para que cada um possa administrar o seu mandato. ”, disse o pastor Nailton da Silva Almeida.

O presidente do Legislativo, o vereador Carlson Pessoa (DEM) parabenizou pelo trabalho desenvolvido e ressaltou a importância do tratamento oferecido pela Comunidade Monte Moriá para a sociedade.

“O esforço que a comunidade faz para oferecer o tratamento para essas pessoas, ainda que deficitário, consegue inseri-los novamente no convívio social. O pastor Nailton da Silva Almeida que hoje é um dos coordenadores ao lado da pastora Simone, é a prova viva de que o acolhido consegue se libertar. Quero agradecer pelos 100 homens recuperados e em nome do Poder Legislativo, agradeço pelo trabalho de vocês e vamos fazer cada vez mais por melhorar esse projeto”, finalizou.

Depoimentos:

Epaminondas Josef Castelo Branco Der Hovannesian Verás, ex-acolhido falou que viveu 49 anos das drogas e que está limpo há 3 anos. “A droga não escolhe classe ou condição”, refletiu.

Dois anos após o tratamento, o ex-acolhido Augusto Cesar de Albuquerque Pereira, 42 anos, agradeceu a Deus por “colocado essa mulher guerreira, a pastora Simone na minha vida”.

Luiz Maciel, ex-acolhido, hoje é casado há quatro anos e tem seu transporte próprio. “Antigamente morava no cemitério. Eu fui transformado e hoje trabalho com meu artesanato”, testemunhou.

A assistente social, Almera Dias, disse que trabalha de forma voluntária há cerca de 2 anos e que só tem elogios para a instituição. Ela tem consciência da importância da Comunidade para cada vida.

Francisca de Albuquerque, irmã do acolhido Augusto César, ressaltou que o irmão dela é prova viva de superação por meio da Comunidade Terapêutica Monte Moriá.

Yuri Gomes Junior reforço na sua fala que os vereadores possam ajudar esse projeto que é de extrema importância para cidade de Parnaíba.