Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22), o cantor, artista e compositor Ciro Marlon Dreher usou a Tribuna Livre para falar sobre a situação que a categoria musical vem sofrendo desde do início da pandemia. A propositura foi de autoria de Daniel Jackson (Solidariedade) por meio do Requerimento aprovado de Nº319/2021, com associação dos vereadores Batista do Catanduvas(Solidariedade), Assis Car (PROS), Zé Filho Caxingó (PL), João do Trânsito(PSC), EdCarlos Gouveia (PP), Carlson Pessoa (DEM), Neta Castelo Branco (DEM), e Fátima Carmino (PT).

O representante dos músicos de Parnaíba, Marlon Dreher, relatou as dificuldades enfrentadas pelos artistas parnaibanos há um ano e dois meses. “Quero agradecer a oportunidade de estar aqui representando esta classe. Estou aqui em nome de todos os músicos. Como todos sabem, depois que começou a pandemia em fevereiro de 2020 até o momento atual, não conseguimos mais trabalhar, até porque com as medidas restritivas em nossos locais de trabalho como bares, restaurantes e eventos, fomos os primeiros a parar. Desde então, estamos sem nenhum trabalho externo”, disse Marlon Dreher.

Como alternativa, vários cantores têm realizado lives. Disse que a principal reivindicação da classe é que os vereadores e a Prefeitura olhem para os artistas da cidade. “Desde o começo da pandemia da Covid-19, estamos invisíveis aos olhos da sociedade em geral, mesmo porque não estamos aparecendo, como também para as pessoas que podem nos ajudar de alguma forma e não fizeram nada. Quero lembrar aqui que nossa classe é muito importante para cidade, pois somos os cartões portais da cultura da nossa Parnaíba”, pontuou.

Ele disse ainda que realizaram algumas reuniões com os músicos que tiveram a ideia de criar um “Circuito de Lives” na cidade. “O Projeto está quase todo redigido. Seriam lives enumeradas, por meio da parceria com a Prefeitura. Durante as lives enumeradas com os artistas locais, estaríamos arrecadando cestas básicas, assim conseguiríamos uma forma de levar cultura para as pessoas e também ajudar com dignidade os que estão sem trabalhar fazendo doação das cestas. Em contrapartida seria estipulado um cachê dentro do projeto para os artistas conseguirem respirar financeiramente”, explicou o cantor.

Sobre o tema da Tribuna, o autor da propositura, o vereador Daniel Jackson, falou que o setor de música como também o setor de eventos tem sofrido bastante. “Quero dizer que quando eu coloquei esse requerimento bem acolhido pelos vereadores e vereadoras desta Casa Legislativa, foi por entender a necessidade da classe artística e sabendo das dificuldades que estão passando em todo o mundo, mas principalmente vocês que estão mais próximos da gente. Lembrando que setor de eventos foi o primeiro a parar dentro da pandemia porque tem a questão da aglomeração, e será também o último setor a voltar às atividades pós pandemia. Eu sempre estive preocupado com esse setor, porque tenho vários amigos que vivem somente da música e não tem outra renda. Também sei que vocês estão há mais de um ano parados sem poder ter essa renda, então peço aos demais vereadores a intenção de ajudar a classe artística, quero aqui buscar um entendimento. Amanhã dia 23 teremos uma revisão de troca para destinação das emendas impositivas. Me comprometo aqui já com a classe de fazer algumas mudanças nas minhas emendas para atender a classe dos artistas para poder ajudar nesse Circuito de Lives. Sei que é muito importante valorizar os artistas da nossa terra que são vocês”, assegurou.

Daniel Jackson pediu que os demais vereadores reeleitos possam ver durante a revisão das emendas a possibilidade de mudarem e ajudarem a classe.

O presidente do Legislativo, Carlson Pessoa, no final pediu ao vereador Daniel Jackson que organize a situação dos vereadores da Legislatura passada com relação às emendas impositivas.

“Eu me coloco à disposição e vamos trabalhar com toda a bancada da legislatura atual para que no próximo a gente possa também fazer um direcionamento das emendas para as lives. Na pandemia, muita gente reinventou, principalmente os músicos que trouxeram para gente o deleite de poder ouvir suas músicas em nossas casas com nossas famílias. Então, eu vou dar um jeito de tirar de um canto um valor para ajudar agora, mas no próximo ano já vou destinar aproximadamente o valor de 10 mil reais para lives do ano que vem para que eles possam recuperar financeiramente esse um ano e dois meses parados. A ideia de Vossa Excelência, vereador Daniel Jackson, foi fantástica. E digo que nós faremos o possível aqui no Poder Legislativo e iremos todos ao Poder Executivo para buscar essa situação”, finalizou.