Os vereadores reuniram-se em Sessão Extraordinária, na manhã de quarta-feira, dia 12, na Câmara Municipal de Parnaíba. O tema da sessão foi Segurança Pública e a situação dos índices de criminalidade muito altos em nossa cidade.
O vereador Carlos Abertos falou do imenso prazer de estarem reunidos e da iniciativa da convocação. Em discurso solicitou ao Poder Executivo que possa providenciar instalação de câmeras de segurança em alguns pontos da cidade como: nas entradas da cidade, pontos turísticos, centro da cidade, na Rodoviária e no aeroporto.
O vereador Carlson Pessoa cumprimentou os vereadores e as pessoas presentes, solicitando que seja realizada uma audiência pública com a  participação do Comandante Geral do Estado e do  Governador ou secretário de governo para que vejam o clamor da população.
O vereador Ronaldo Prado relatou na sua fala algumas situações que amigos e familiares passaram pela falta de segurança.  “Temos que convocar os responsáveis pela segurança da cidade e chegar a um   denominador comum. Temos que encontrar ações mais efetivas para solucionar a falta de segurança na cidade”.
“Hoje existem cerca de 160 policiais numa cidade como Parnaíba com 150.201 habitantes. Não se faz segurança sem estrutura. E que na audiência publica sejam convocados o presidente da OAB de Parnaíba”, destacou o vereador Bernardo Lima.
O vereador André Neves falou da insatisfação da população com relação à segurança pública em nossa cidade. “Quero deixar claro que estamos preocupados sim, pois somos cobrados diariamente. Precisamos tomar as atitudes imediatas para solucionar os problemas em nossa cidade”.
A vereadora Neta Castelo Branco frisou em seu discurso que sua luta pela segurança pública vem desde seu primeiro mandato e solicitou que seja convocado o Coronel PM Carlos Augusto – Comandante-Geral da PM-PI para uma conversa internamente com todos os vereadores antes da audiência pública e colocando em pauta todos os problemas da cidade.
A vereadora Fátima Carmino em sua fala frisou que “Concordo com a vereadora Neta que devemos ter uma conversa antecedente a audiência pública. Com presença das forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal na próxima convocação. E concluiu que está a disposição para tratar sempre sobre esse assunto”, ponderou a vereadora Fátima Carmino.
O vereador Diniz sugeriu que se realize um planejamento estratégico e um levantamento sobre a infraestrutura, armamentos necessários e instalação de câmeras por toda a cidade e outras ações possíveis.
O vereador Joãozinho da Unimagem pontuou a necessidade de realizar um trabalho social porque os governantes não tiveram  preocupação com o crescimento populacional da nossa cidade. O que falta é uma politica voltada para esses jovens. E acrescentou que não adianta combater a violência com violência sem ir à raiz do problema.
Por fim, o vereador Joaozinho do trânsito falou que os policiais são mal remunerados e com péssimas condições de trabalho, e que os mesmos precisam de melhores equipamentos, condições de trabalho, salários dignos e treinamento adequado.
“Temos que discutir essa questão de forma mais efetiva, uma vez que o problema da violência já chegou a toda à cidade. Por isso, concordo com a necessidade de convocar os responsáveis pela segurança para debater o problema”, concluiu o presidente da Câmara.
Estiveram presente 14 vereadores e o Tenente Coronel Adriano Ursulino Lucena, Comandante do 2° BPM- Batalhão de Polícia Militar do Piauí.
Todas as sessões são transmitidas em tempo real pelo site Câmara Municipal de Parnaíba: http://www.parnaiba.pi.leg.br
 Também são abertas ao público em geral e aos profissionais de imprensa.
 Camila Neto – Ascom CMP
Camila Neto