Os vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba aprovaram diversos requerimentos que foram levados para apreciação do plenário na noite desta terça-feira (13). A primeira secretária da Mesa Diretora, a vereadora Neta Castelo Branco (DEM), solicitou por meio do requerimento 304/2021 o envio de correspondência ao prefeito Mão Santa (DEM) e ao secretário municipal de Educação, Rafael Alves, sugerindo que seja implementado ao Projeto Minha Escola na TV, equipamentos que possibilitem a exibição de aulas com áudio descrição, janelas para intérpretes de Libras e legendas descritivas na forma “closed caption” (legenda oculta), com a finalidade de possibilitar o acesso às aulas dos alunos surdos. Neta pediu também no requerimento 310/2021 envio de correspondência ao diretor regional da Companhia de Águas e Esgotos do Piauí, em Parnaíba (Agespisa), Cirilo Vieira Albuquerque Neto, para que o gestor preste esclarecimentos sobre a suspensão do abastecimento de água na comunidade KM 16, zona rural de Parnaíba.

Renato Bittencourt (PTB), teve quatro demandas aprovadas. Na matéria de N° 305/2021, requer a priorização de vacinação para todos os servidores e terceirizados da Agespisa, bem como de todos os frentistas que atuam na linha de frente em atendimento à população nos postos de combustíveis. No 306/2021, pede a construção de um ginásio poliesportivo no Bairro Tabuleiro. Na região já existe um terreno de propriedade da Prefeitura que poderá ser usado para este fim. No de N° 307/2021, ele pede a implantação de uma academia popular com parquinho infantil na praça situada em frente a Igreja Nossa Senhora das Dores, também no Bairro Tabuleiro. No de N° 308/2021, solicita a construção de estrada vicinal na Comunidade Rancharia, tendo início na Rua São Pedro, na Lagoa da Prata, finalizando na Rancharia (nas quatro bocas).

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), apresentou a matéria 302/2021, solicitando ao prefeito Mão Santa (DEM) e à secretária de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza Nunes (Gracinha), a execução de serviços de limpeza e capina em toda a extensão das vias de acesso a comunidade Cacimbão, na zona rural de Parnaíba. As estradas encontram-se tomadas pelo mato, causando inúmeros transtornos à população.

Edcarlos Gouveia (PP), pediu em caráter de urgência no requerimento 313/2021 a manutenção das lâmpadas e poda das árvores da praça situada na Avenida Primeiro de Maio, no Bairro Nossa Senhora do Carmo, em atendimento aos pedidos dos moradores.

O vereador do PROS, Assis Car, apresentou o requerimento de N° 309/2021, no qual o parlamentar pede a elaboração de um estudo visando a viabilidade da reabertura e terraplanagem de estrada vicinal que passa em frente a entrada da Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba (ZPE), transversal a entrada de areia que liga o local a Lagoa da Prata indo até a estrada de piçarra que dá acesso a Rancharia. Conforme explicou o representante do PROS, a nova via dará acesso aos conjuntos residenciais Broder Ville e Dom Rufino. Atualmente o percurso é feio pela BR 343.

André Neves, do Republicanos, pediu respectivamente através dos requerimentos 311/2021 e 312/2021, restauração do calçamento da Rua Continental, localizada no Bairro Santa Luzia e reparos na iluminação pública da Avenida São Sebastião que encontra-se parcialmente deteriorada no trecho próximo ao Balão do M’Shows, no Bairro Raul Bacelar.

A vereadora Fátima Carmino (PT), pediu por meio da matéria 303/2021 o uso da Tribuna Livre para a gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora do programa Busca Ativa, Dília Falcão, a fim que a mesma preste informações sobre o trabalho de testagem da Covid-19 dentro do programa Busca Ativa, desenvolvido pelo governo federal através dos municípios. Fátima solicitou ainda por meio de requerimento verbal a convocação imediata dos concursados homologados em 2019 na Secretaria da Saúde, tendo em vista que hoje a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Baixa do Aragão foi assaltada. Lá não tem vigia para resguardar o bem público, bem como os servidores e pacientes.

Quem também apresentou requerimentos verbais foi Joãozinho do Trânsito. No primeiro ele pede a elaboração de  um estudo para a implantação de um calçadão iniciando no término da ponte até a Igreja Santa Isabel, pois os pedestres que por lá trafegam se sentem inseguros diante dos perigos do trânsito. No segundo diz respeito a Lagoa do Portinho para que seja feito um estudo para contenção das dunas que já ameaçam novamente a interditar a via de acesso ao balneário. Ele solicitou também a limpeza em toda a área da Lagoa do Portinho, importante ponto turístico do Piauí.